Sobre Nós
Breve apresentação
A 16 de outubro de 1978, o Dr. Manuel Pimenta fundou o Laboratório de Análises Clínicas em Ponte de Lima. Inicialmente, a empresa contava apenas com dois colaboradores, mas a obrigação de responder às necessidades da população — que ultrapassaram largamente as previsões iniciais — levou a um crescimento acelerado. O número de colaboradores aumentou significativamente e hoje o laboratório conta com mais de duas dezenas de profissionais.
A primeira mudança de instalações deu-se em maio de 1985 e a segunda em setembro de 2000. Paralelamente a este desenvolvimento, o Laboratório Manuel Pimenta foi alargando a sua presença com a abertura de Postos de Colheita em Refoios do Lima, Freixo, Vitorino de Piães, Ponte da Barca, Arcos de Valdevez, Paredes de Coura, Correlhã e Areosa – Rio Tinto.
O Laboratório Manuel Pimenta é um dos laboratórios associados da APAC – Associação Portuguesa dos Analistas Clínicos, encontra-se certificado pela SGS e é fundador e membro do Agrupamento Complementar de Empresas ACE LABOMI. Mantém parcerias com o ICBAS (Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar) e com o Ambar Lab – Anàlisis Mèdiques Barcelona, bem como com o Pimenta do Vale Laboratórios para a realização de análises de água (consultar condições no laboratório).
Missão
Prestação de serviços de Análises Clínicas à população onde o laboratório se insere. Os serviços prestados incluem a colheita, transporte e tratamento de amostras (fase pré-analítica), execução das análises (fase analítica) e entrega ao Cliente com interpretação e consultoria (fase pós-analítica).
A fase analítica inclui os departamentos de Bioquímica, Hematologia, Imunologia, Microbiologia, Endocrinologia, Toxicologia e Monitorização de Fármacos.
Objetivos gerais, compromissos e linhas de orientação
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Prestação de serviços que vão ao encontro dos requisitos dos utentes, médicos e entidades, de forma a aumentar a sua satisfação;
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Colaboradores com a competência necessária, formados e motivados, conhecedores do Sistema de Gestão da Qualidade e conscientes da importância das suas atividades e do cumprimento dos procedimentos para uma constante melhoria;
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Utilização de metodologias orientadas para a prestação de serviços de qualidade, devidamente controladas e em melhoria constante, no cumprimento rigoroso das boas práticas laboratoriais;
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Acompanhamento da evolução das necessidades dos clientes e do contexto do laboratório, desenvolvendo e alargando os serviços prestados e cumprindo as normas ISO 9001 e Normas para o Laboratório Clínico, bem como toda a legislação e regulamentação aplicáveis;
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Monitorização dos resultados operacionais, dado serem determinantes para atingir a satisfação dos clientes e a capacidade de melhoria dos serviços;
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Comprometimento da Gerência e da Direção Técnica em cumprir os requisitos e em melhorar continuamente a eficácia do Sistema de Gestão da Qualidade.
O laboratório participa ainda em programas de Avaliação Externa da Qualidade, nomeadamente AEFA, RIQAS, NEQAS e INSA, reforçando o seu compromisso com o rigor técnico e a excelência dos serviços prestados.