Dr. Manuel Pimenta – Vida e obra
Manuel Amadeu Pinto Araújo Pimenta
Nasceu em 1937, em Ponte de Lima. Filho de uma família ligada à farmácia e ao exercício farmacêutico, ingressou na faculdade de Farmácia da Universidade do Porto e, aos, 21 anos assumiu a Direção Técnica da Farmácia da Misericórdia, em Ponte de Lima propriedade do seu pai, Amadeu Araújo Pimenta, tendo concluído a sua licenciatura em Ciências Farmacêuticas no ano de 1960.
Entre 1966 e 1969 cumpriu serviço militar obrigatório, como oficial do Exército Português. Após um primeiro período em que desempenhou funções no Hospital Militar de Évora, foi mobilizado para a Guiné Bissau.
Aqui, como oficial do exército português, desempenhou o cargo de Diretor do Laboratório de Análises Clínicas, quer no Hospital Militar, quer do seu congénere Hospital Civil, ambos na cidade de Bissau.
No regresso à metrópole, ingressou no laboratório do Hospital da Misericórdia de Viana do Castelo, onde se manteve como Diretor Técnico durante 9 anos.
Após o 25 de Abril de 1974, a sua consciência cívica e intervenção política fez com que fosse eleito em 1975 deputado de assembleia constituinte, que iria elaborar a nova Constituição da República Portuguesa, onde se manteve durante toda a legislatura.
Fruto da sua vivência na Guiné Bissau e consciente das dificuldades existentes nesse país, ao longo dos anos tornou-se benemérito daquele país permitindo a construção da Maternidade do Cacheu, a Casa das Mães e um espaço de reabilitação comunitária. Este projeto, traduzido no estreitamento das relações entre as cidades de Viana do Castelo e Cacheu, sua cidade ‘gémea’ da Guiné-Bissau, permitiu servir um universo populacional de 6 mil pessoas.
